Ilha de Tinharé

Morro de São Paulo está situado no extremo norte da ilha de Tinharé, que compõe, junto com Boipeba, Cairú e outras 23 pequenas ilhas, o Arquipélago de Tinharé, a cerca de 60 quilômetros ao sul de Salvador, próximo à cidade de Valença. O Arquipélago de Tinharé é também um dos únicos município-arquipélago do Brasil, o município de Cairú, com sede na ilha de mesmo nome.

O arquipélago tem cerca de 451 quilômetros quadrados, sendo Tinharé a maior ilha, com 54% desta área. Boipeba e Cairu tem área semelhante, cerca de 20% do arquipélago cada uma. Já as demais 23 ilhas somam menos de 7% da área total. As maiores elevações estão situadas ao norte da ilha de Tinharé, onde há um farol, e a noroeste, na localidade de Galeão. O restante da ilha é praticamente plano e tem poucos metros acima do nível do mar. Já as ilhas de Boipeba e Cairú são mais onduladas, mas suas elevações não ultrapassam os 80 metros.

Quase não há estradas, apenas caminhos que são percorridos a pé, a cavalo, ou quando as condições permitem, de trator. O transporte de mercadorias é feito, praticamente todo, em barcos de madeira, os saveiros.